DNAG NAS ESCOLAS

Agradecer é muito mais do que um gesto de boa educação – Em 2021 o Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças, em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Gestão da Rede, realizou encontros com todas as Gerências Regionais de Educação, com o objetivo de apresentar o Movimento de Resgate e os impactos positivos que são gerados no ambiente escolar quando a importância da gratidão é entendida e vivenciada. A expectativa do Comitê é que os 580 mil alunos da rede pública estadual sejam impactados, de alguma forma, com algum tipo de atividade que marque o Dia Nacional de Ação de Graças.  São 1055 escolas na rede pública estadual de educação em Pernambuco.

AÇÃO SOCIAL  – O Comitê promove e estimula ações sociais como forma de celebrar o Dia Nacional de Ação de Graças. E, ao longo dos anos, nosso Comitê, junto com diversos parceiros, realiza grandes mobilizações gratuitas, com prestação de serviços de saúde, cidadania e bem-estar.  

LEI ROUANET – Em 2014 o evento no Recife passou a ter o aval do Ministério da Cultura, como um projeto aprovado pela Lei Rouanet. Para o Comitê, essa foi uma grande conquista, pois ingressar na lista de projetos beneficiados pela Lei Rouanet significa que a União reconhece e acredita na importância do Dia Nacional de Ação de Graças para a cultura do País. Além disso, é um reconhecimento às diretrizes do Movimento, que divulga a arte e a cultura pernambucanas, e mobiliza a sociedade para refletir sobre as boas práticas de cidadania, de solidariedade e de respeito à diversidade cultural, étnica e social.

O PÃO DA GRATIDÃO – O pão é uma iguaria universal e simboliza, em várias culturas, o alimento material e espiritual, além de união e solidariedade. E por ser o alimento da partilha e da comunhão, então nada melhor do que ele para representar à mesa a Ação de Graças. Em julho de 2012 foi assinado o convênio de cooperação técnica e institucional entre o Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do DNAG, a Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria (ABIP) e a M. Dias Branco, com o objetivo de divulgar, por meio de um produto bastante popular na mesa do brasileiro, o Dia Nacional de Ação de Graças no Brasil. Desse convênio nasceu o Pão da Gratidão, em duas versões: doce e salgada.

EVENTOS PÚBLICOS – Durante muitos anos, o Comitê promoveu grandes shows para marcar o Dia Nacional de Ação de Graças. Diversos nomes da música gospel e católica e da música popular brasileira se apresentaram para levar às pessoas uma mensagem de esperança e da importância da gratidão. Passaram pelo palco do DNAG nomes consagrados da música popular e da música religiosa. Vamos recordar?

2010 – Aconteceu no Marco Zero pela primeira vez. Contou com a participação do cantor popular Silverio Pessoa, do cantor gospel PG e do Padre João Carlos.

2011 – Também aconteceu no Marco Zero. Mobilizar vários segmentos da sociedade e reuniu mais de 100 mil pessoas. Na programação teremos o Pe. Fábio de Melo, o cantor gospel Regis Danese, o cantor popular Nando Cordel

2012 – Evento realizado na praça do Marco Zero teve a participação de 150 mil pessoas. Na programação, o Pe. Reginaldo Manzoti, o cantor gospel Irmão Lázaro, o cantor popular Nando Cordel, o Maestro Jethro, entre outros.

2013 – O palco foi montado ao lado do shopping Paço Alfândega e receberá atrações de primeira grandeza. Contou com a participação de grupos de dança – Projeto Ben Hur, Maestro Jetro e Banda, Pe. João Carlos e Eliana Ribeiro, a cantora gospel Aline Barros e a cantora popular Elba Ramalho.

2014 – Aconteceu novamente no Cais da Alfândega. Entre as atrações, Frei Damião Silva, o cantor gospel Kleber Lucas, o Maestro Spok e a orquestra Forró Bodó, além da alegria e brilho das crianças do Projeto Benei Aor.

2015 – O Cais da Alfândega foi palco do evento, que recebeu o cantor gospel Fernandinho, o Padre Alessandro Campos, o Maestro Spok e convidados e o Coral Edgard Moraes. 

2016 – Entre as atrações, o cantor popular Andre Rio e seus convidados, o Padre João Carlos e a cantora gospel Soraya Moraes. O local do evento foi o Cais da Alfândega.