Pesqueira sedia formação de multiplicadores para implementação do Dia Nacional de Ação de Graças 2022

Formar multiplicadores na rede estadual de ensino para a implementação do Dia Nacional de Ação da Graças as escolas de Pernambuco em 2022. Esse foi o objetivo principal do evento que aconteceu nos dias 5 e 6 de julho no Hotel Estação Cruzeiro de Pesqueira, agreste do Estado.

Norma Bandeira, Coordenadora Técnica de Gestão SEGE/SEE

O evento, promovido pela Secretaria Executiva de Gestão da Rede – SEGE e a Superintendência Técnica de Gestão da Rede – SUTER, contou com a participação do Comitê Brasileiro de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças, por meio do secretário geral, Wilson Pires, e a gerente, Patrícia Rocha, além dos Coordenadores de Gestão da Rede e Técnicos das 16 Gerências Regionais de Educação. Na programação da Formação, palestras, apresentação das ações do ano passado e o planejamento deste ano. Com caracterização típica e danças juninas, a acolhida do evento foi preparada pelos estudantes da EREM Cristo Rei e envolveu todos os participantes numa animada quadrilha.

O evento foi aberto pela Coordenadora Técnica de Gestão SEGE/SEE, Norma Bandeira, e pela gerente do DNAG, Patrícia Rocha. Na sequência, aconteceram as palestras. A primeira trouxe o tema “Desenvolvendo Conexões nas Relações”, e foi ministrada pelo psicólogo Valdir Melo. Na sequência, o secretário do DNAG Wilson Pires explanou sobre “Você Já Agradeceu Hoje?”, destacando a importância da gratidão no dia a dia as pessoas. “A semente da gratidão semente foi plantada e estamos regando para que ela vire uma árvore bela e frondosa”, destacou Norma Bandeira.

psicólogo Valdir Melo

EXPERIÊNCIAS DE 2021 – Na segunda etapa da programação do dia, os coordenadores gerais das GRES tiveram a oportunidade de falar sobre as ações que foram realizadas para celebrar o Dia Nacional de Ação de Graças em 2021.

A primeira a falar foi a técnica da gerência Regional da Mata Centro, Ildinauria Peixoto. Ela destacou que neste ano, a meta é que todas as 39 escolas que compõem a GRE Mata Centro realizem ações para marcar o DNAG.
Pela GRE Sertão Médio São Francisco / Petrolina, a coordenadora Maria Gorette de Araújo Souza apresentou a 1ª edição da Maratona da Gratidão, que foi um projeto que mobilizou os colegiados de Gestores; ampliados da GRE; de Educadores de Apoio; de Secretários Municipais de Educação. “O caminho foi dominado pela empolgação, pela motivação, pelo engajamento, pela emoção. Procuramos propiciar a construção coletiva do conhecimento e garantir a participação efetiva de todos os envolvidos”, disse a gestora.

A coordenadora da GRE Agreste Centro Norte / Caruaru, Maria Wdelma Silva Galvão Alves, destacou as atividades realizadas. Ela contou que os alunos criaram pinturas e cartazes com rases que remetiam à gratidão. Muitos também cantaram músicas sobre o tema. “Muitas ações foram espontâneas. Mas eles fizeram de uma forma pra dizer ‘estamos aqui e estamos agradecendo”, destacou ela.

Entre as ações desenvolvidas na GRE Agreste Meridional / Garanhuns, a coordenadora Essony Ewagna Oliveira Duarte, destacou que foram emitidos ‘certificados’ com temas que remetiam à positividade e a gratidão, como ‘quem é o mais paciente’, ‘quem é o mais extrovertido’. “No final, todos receberam certificados. Foi uma ação que deixou todo mundo leve, foi muito bom”, contou.

Já a GRE Sertão Central / Salgueiro foi representada pelo coordenador Rômulo Gonçalves Ribeiro. Ele destacou que as ações foram muito norteadas na fala de Norma Bandeira, que tratou sobre plantar a semente e deixar a árvore crescer e frutificar. “Isso vai se refletir nas ações de 2022”, afirmou. Ele ainda agradeceu ao Comitê pela disponibilidade de se deslocar até o sertão, no município de Salgueiro, para apresentar o projeto do Dia Nacional de Ação de Graças. “Pode chamar de novo que a gente vai”, disse Patrícia Rocha, gerente do DNAG.

Norma Bandeira, Coordenadora Técnica de Gestão SEGE/SEE

Na próxima matéria, o segundo dia do evento e um resumo dos encaminhamentos que foram feitos.

Digamos sempre OBRIGADO, pois não conquistamos nada sozinhos.