“Gratidão é um valor, e valores podem ser ensinados”, explica o secretário-geral do Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças, Wilson Pires. Começando em casa, com a família, e depois na escola. Foi pensando nisso que, neste ano, o Comitê, em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Gestão da Rede e do Secretário Executivo, João Charamba, realizou encontros com todas as Gerências Regionais de Educação, com o objetivo de apresentar o Movimento de Resgate e os impactos positivos que são gerados no ambiente escolar quando a importância da gratidão é entendida e vivenciada. “Esse entendimento traz consequências muito positivas, não apenas nas escolas, mas para a sociedade como um todo. Afinal, tudo floresce onde há gratidão”, complementa o secretário.

E assim foi na EREM Senador Nilo Coelho de Dormentes, distrito de Petrolina. Lá, o primeiro dia de volta às aulas presenciais, que aconteceu nessa segunda-feira, 22 de novembro, foi marcado por uma grande ação de graças! A árvore da gratidão foi “plantada” e os estudantes escreveram nas folhas suas razões para agradecer. A expectativa do Comitê é que os 580 mil alunos da rede pública estadual sejam impactados, de alguma forma, com algum tipo de atividade que marque o Dia Nacional de Ação de Graças.

De acordo com o presidente do Comitê e idealizador do Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças, Jonas Alvarenga, ninguém nasce grato. “A gente aprende a ser grato”, pontua. Alvarenga conta que são mais de 15 anos à frente desse Movimento, sempre promovendo ações que estimulem as pessoas a terem um coração grato. “A Deus, à família, às instituições e à Pátria. Devemos ser gratos a todos”, conclui.

Eu acho que a gratidão por si só transforma a vida de todos nós”, diz o Superintendente Técnico de gestão da Rede – SEE-PE, Glaydson Santiago. “Esse sentimento deve ser desenvolvido em nossas escolas, em nossos estudantes, para que a gente possa apreciar tudo de uma forma diferente. Acredito que a gente pode ser grato pelo que vivemos, pelas pessoas que nós temos, principalmente aquelas que dividimos nossos principais momentos”, complementa.

Segundo ele, trabalhar a gratidão na escola é justamente pra que os estudantes possam encarar a vida de uma forma muito mais confiante, de uma forma muito mais motivada. “Devemos ser gratos a todas as experiências que vivemos sejam elas boas ou não. Todos os desafios que enfrentamos podem nos fortalecer e nos tornar ainda mais resilientes. Eu acho que a gratidão por si só transforma a vida de todos nós”, finaliza o gestor.

O Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído no Brasil por Leis Federais 781/1949 e 5.110/1965. Em Pernambuco, a Lei 13.745/2009 oficializa sua celebração na quarta quinta-feira do mês de novembro. Já na cidade do Recife, é através de Lei 17.620/2010 que o DNAG está oficializado. Recentemente, o município de Olinda também publicou a sua Lei, a 6185/2021, que institui o “Dia Municipal de Ação de Graças”.

E na rede estadual de educação, o Comitê espera que as 1055 escolas da rede promovam algum tipo de ato no Dia de Ação de Graças. “A ideia é que essas ações ocorram durante todo o ano, como um valor institucional que é ensinado no dia a dia da vida escolar. Assim, o efeito multiplicador será imenso”, finaliza Wilson Pires.

“Digamos sempre OBRIGADO, pois não conquistamos nada sozinhos”.